LOJA MAÇÔNICA HARMONIA E AMOR Nº 12, Oriente de Juazeiro - Bahia

Sob os auspícios da Grande Loja Maçôncia do Estado da Bahia - GLEB

 

[Por Murillo Torres]

 

A data de 23 de março de 1927 é o marco histórico inicial do grandioso projeto de ingresso da Maçonaria na cidade de Juazeiro. Esse dia estará para sempre gravado nos corações dos irmãos desta Oficina, pois foi o dia em que foi fundada a primeira Loja Maçônica da cidade, sob o Título distintivo de Loja Maçônica Harmonia e Amor, conforme proposto pelo Irmão Gentil Pessoa e aprovado pelos demais irmãos.

 

Sua primeira sessão aconteceu na quarta-feira de 30 de março do mesmo ano, com a presença de 26 maçons. Todas as sessões passaram a ser realizadas às quartas, conforme proposta do irmão Godofredo Maciel e aprovação por todos os demais irmãos.

 

A Loja Maçônica Harmonia e Amor destaca-se, também, por estar entre as primeiras lojas maçônicas do Brasil, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia.

 

Inicialmente, funcionou à Rua Conselheiro Saraiva, n. 30, mas, os diletos irmãos pertencentes ao quadro desta Augusta Oficina não tardaram muito em adquirir um prédio próprio: Em 02 de agosto do mesmo ano, adquiriram um imóvel localizado à Rua Góes Calmon, nº 01, no Centro desta cidade, onde construiriam um belíssimo Templo e passariam a se reunir.

 

O novo Templo foi inaugurado na noite do dia 07 de setembro de 1927, isto é, em apenas 06 (seis) meses após a fundação da Loja, esses valorosos irmãos conseguiram levantar um belíssimo Templo que até hoje, 86 anos depois, abriga as reuniões dos irmãos maçons e ainda haverá de perdurar por muitos anos. Nesse mesmo dia, a situação maçônica da Loja foi regularizada junto à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, fazendo jus ao dever de reconhecimento maçônico universal.

 

No dia seguinte ao da inauguração, em 08 de setembro, no mesmo ano, a primeira Diretoria eleita da Loja tomava posse. À época, essa Diretoria foi composta pelos seguintes irmãos: Bartolomeu Trocoli, José Teixeira do Amaral, Joaquim Liberato Café, Áureo Viana, Gentil Pessoa, Inácio Martins de Macedo e Antônio Arnaldo da Silva.

 

Em 17 de fevereiro do ano seguinte, 1928, o Estatuto Social da Loja foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia. Em seguida, em 09 de março, do mesmo ano, foi realizado o seu registro junto ao Cartório de Títulos e Documentos de Juazeiro. Destacando-se, mais uma vez: Só que agora como a primeira Pessoa Jurídica da cidade, devidamente registrada em cartório.

 

Ao longo desses 86 anos de história gloriosa, a Loja Maçônica Harmonia e Amor tem prestado grandes e relevantes serviços à comunidade São Franciscana, pois, além do trabalho incansável em prol da união, da caridade e da fraternidade universal fundou inúmeras lojas na região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, no norte de Minas Gerais e no Sertão de Pernambuco. Além de patrocinar (i) o Clube da Fraternidade, composto pelas esposas dos maçons, que tem como missão prestar serviços de assistência social às pessoas carentes de nossa cidade, (ii) o Capítulo Demolay, ordem paramaçônica destinada à formação de jovens homens para a cidadania e liderança, e (iii) o Bethel Acácia Amarela, ordem, também, paramaçônica destinada a jovens mulheres, com a finalidade de promover a fraternidade, cidadania e afirmação dos valores femininos.

 

Dentre os diversos serviços prestados pela Loja Harmonia e Amor à sociedade juazeirense, poderemos citar: (i) o convênio estabelecido com a Secretaria de Ciências e Tecnologias do Estado da Bahia – SECT, para a criação e manutenção do CDC – Centro Digital da Cidadania, com o objetivo de capacitação e treinamento da comunidade; (ii) a doação de um terreno para a Prefeitura Municipal, com área parcialmente construída, onde funciona o Centro de Recuperação – CAPIS – Harmonia e Amor; (iii) além de várias ações sociais, como o recente atendimento, pela Diretoria da Loja, Administração 2011/2013, sob a presidencia do Venerável Mestre José Francisco Duarte, à solicitação do Lar São Vicente de Paula, com a doação de novas camas, com todas as especificações para o melhor atendimento aos idosos alí abrigados; (iv) a recente parceria, também estabelecida pela mesma Diretoria, com a Igreja Católica do Bairro Jardim das Acácias, com a doação de todos os equipamentos necessários ao atendimento da comunidade mantendo uma oficina de Arte-Culinária, no espaço cedido pela Igreja; (v) a realização de 02 (dois) atendimentos gratuitos, todas as quintas-feiras, pelo médico pediatra irmão Dr. Renato Bispo Cerqueira, em seu consultório, destinado às famílias carentes de Juazeiro.

 

Por todos esses serviços prestados, vê-se que não foi à toa e que é realmente merecido o reconhecimento de Utilidade Pública que recebeu a Loja Maçônica Harmonia e Amor, como ocorreu, em âmbito municipal, pela Lei nº 775/1974 e, em âmbito estadual, pela Lei nº 3284/1974.

 

A Diretoria da Loja Maçônica Harmonia e Amor, Administração 2011/2013 era constituída pelos seguintes irmãos: José Francisco Duarte, Luiz Demuriê Bezerra, Luiz Gonzaga dos Santos, Orlando Olegário da Silva, Luiz Balbino Morgado, Edson Monteiro e José Nunes Azevedo.

 

Foi na administração da Diretoria 2011/2013 que foi realizada a reforma completa do Prédio em que está localizado o Templo. Essa reforma promoveu diversas melhorias estruturais, pois, além de incluir na reforma o Templo onde as reuniões são frequentemente realizadas, foi reformado também o Templo de Mestre, localizado no mesmo prédio, além da construção de novas salas e Templos, por meio da divisão de áreas internas já existentes no imóvel. Dando uma roupagem totalmente renovada ao prédio, ao destinar salas específicas para o Presidente da Loja, Secretário e Tesoureiro. Além da criação e destinação de um Templo específico para as Ordens Paramaçônicas Demolay e Filhas de Jó.

 

Por tudo isso, a Loja Maçônica Harmonia e Amor comemorou no dia 24 de maio de 2013 além do seu aniversário de 86 anos, a reinauguração da Loja após a reforma, e, também, a inauguração do Templo destinado aos Demolays e Filhas de Jó.

 

A Diretoria da Loja, na pessoa do seu presidente, o Sr. José Francisco Duarte, convidou a todos os irmãos maçons para participarem de uma Sessão Pública no Auditório da Secretaria de Educação do Município de Juazeiro-BA, na Rua J.J. Seabra, s/nº, a partir das 19:30h. Estiveram presentes na referida Sessão muitas autoridades maçõnicas e civis da região que abrilhantaram a festa da Loja Harmonia e Amor.

 

Atualmente, a Diretoria da Loja Maçônica Harmonia e Amor nº 12, Administração 2013/2015, é formada pelos seguintes irmãos: Evaldo Raymundo Dias da Silva, Orlando Olegário da Silva, José Nunes Azevedo, Luiz Demuriê Bezerra, Luiz Balbino Morgado, Eriberto Corlett da Ponte e Francisco Duarte Filho.

 

 

À.'.G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'.

Este site é mais uma ferramente útil à realização da Grande Obra destinada à Maçonaria que é tornar feliz a humanidade.

Sobre o Site

Este site foi idealizado na Gestão do V.M. Pod.'. Ir.'. José Francisco e lançado em comemoração dos 86 anos da nossa Loja.